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HISTÓRIA DA STA. CATHARINA CHOCOLATERIA

Tudo começou no ano de 2020, quando os sócios e irmãos Ariel e Luan decidiram diversificar as atividades da sua empresa. Após prospectar em diversas áreas, decidiram inovar investindo no segmento de chocolates Bean to Bar – que significa: “do grão do cacau à barra do chocolate”. Definido o novo segmento, dois anos se passaram entre os testes para definição das receitas dos chocolates, nome da marca, tipos de chocolate, desenvolvimento e produção de embalagens, aquisição de equipamentos e layout da loja.

Para viabilizar a produção de pequena quantidade de chocolates e testar algumas receitas, os sócios compraram os primeiros maquinários da Índia, e utilizaram cacau brasileiro. As primeiras produções foram na cozinha da casa do sócio Luan. Foram vários testes até constatar que seria possível produzir chocolate.

Passada a etapa inicial de testes, em 2021 os irmãos decidiram efetivamente investir na produção de chocolates. Os insumos, especialmente o cacau, foram adquiridos da Bahia e do Pará. O cacau da Bahia é produzido em fazendas. O cacau procedente do Pará é rústico, colhido na floresta amazônica. Os primeiros tipos produzidos foram: chocolate 70% e chocolate branco.

Como algumas máquinas que haviam sido adquiridas não se mostraram adequadas ao processo produtivo, foram produzidas máquinas sob demanda, específicas para a Sta. Catharina Chocolateria. Os primeiros projetos das máquinas foram idealizados pelos sócios, e todas foram fabricadas regionalmente.

Ao mesmo tempo em que se investia na produção, com aquisição e desenvolvimento de maquinário, foi desenvolvida a marca.

 

A escolha do nome Sta. Catharina

O nome Sta. Catharina foi sugestão do sócio Ariel, em homenagem ao nome do estado de Santa Catarina, estado de nascimento dos sócios, e também estado onde a empresa está instalada, inspirado numa lembrança dos antigos mapas do estado de Santa Catharina encontrados no livroCentenário de Blumenau”, publicado em 1950. Além disso, o nome também é uma homenagem às mulheres da família que se chamam Catharina.

Em respeito e fidelidade a originalidade do nome, inspirado na forma e tipografia como o nome do estado de Santa Catarina era escrito no passado, é que foram criados o logotipo e a logomarca da empresa. Também foram definidas as cores da marca, cunhando, assim, a identidade visual da empresa e dos seus produtos. Foram derivados os itens de papelaria, embalagens, site, mídias sociais, etc.

O mobiliário para equipar a loja foi produzido em madeira para transmitir força, originalidade, qualidade, solidez, e o aconchego de família presente na marca. A execução dos móveis foi feita por marceneiros da região, para fortalecer a valorizar a economia local.

 

Os primeiros chocolates oficiais

 

Inicialmente, foram definidos seis tipos de chocolates oficiais, e produzidas as embalagens para que os chocolates fossem acondicionados no sistema industrial de embalagem flow pack. As embalagens foram produzidas para os seguintes chocolates:  45% cacau ao leite; 45% ao leite com nibs de cacau; branco; branco com nibs de cacau; 70% cacau, e 71% cacau da Amazônia. Chocolates com outros sabores também são produzidos, porém embalados em flow pack utilizando plástico transparente.

 

2022: A primeira loja e o sucesso inicial

 

Em novembro, mês em que se comemora o dia de Catarina de Alexandria, também conhecida como “A Grande Mártir Santa Catarina”, a Sta. Catharina Chocolateria abriu a sua primeira sede, localizada num conjunto comercial no centro de Guabiruba. Logo que a produção começou, sentia-se o cheiro de chocolate no ar.

Inovadores, numa pequena loja anexa à fábrica, localizada na rua Alois Erthal, em Guabiruba (SC), os sócios colocaram à venda as primeiras barras sólidas de chocolate produzidas “do grão do cacau à barra” no Vale do Itajaí-Mirim. Com peso de 100 e 30 gramas, as barras de chocolate logo cairam no gosto do púbico mais exigente e se tornaram um sucesso.

A empresa registrou seu primeiro pico de vendas no Natal de 2022, tendo como principais clientes os guabirubenses. Logo a empresa se tornou conhecida como fabricante chocolates finos, nobres, de qualidade superior.

 

2023: Transição societária e nova sede

 

Em 2023, a Sta. Catharina passou por uma transição societária. Em 2024, a empresa tem como sócios Luan e Rosemari, que constituem a nova direção da empresa.

A partir de junho de 2023, a empresa passou a atender em nova sede. Fábrica e loja foram transferidos para a rua Brusque, número 1783, bairro centro, também em Guabiruba.

O imóvel que abriga a empresa possui muito charme e memória afetiva e, como foi edificado no início da década de 1970, foi totalmente reformado. Seu interior elegante rapidamente ganhou popularidade entre os habitantes da região. A Sta. Catharina Chocolateria efetivamente passou a colocar a pequena cidade de Guabiruba no mapa como fabricante de chocolates de primeira linha no estado de Santa Catarina.

 

2024: O segredo da produção e novos investimentos

 

Em busca de melhoria contínua, a partir da transição societária foram feitos novos investimentos em equipamentos. Os insumos que compoem as receitas também passaram por sutis substituições para melhor. O  processo de produção foi inovado, com o cacau já processado passando por um período de descanso antes da etapa final do processo produtivo, imprimindo ainda mais notas de sabor exclusivo aos chocolates da Sta. Catharina. A marca foi modernizada, novas embalagens foram desenvolvidas, e a loja passou a oferecer novos produtos de revenda na loja, como cafés especiais e souvenirs que retratam a cultura local.

Em constante expansão, a empresa continua inovando. Um dos segredos do seu chocolate está no processo de conchagem e refino, que produz uma textura de fusão fina que combina, de modo uniforme, a massa de cacau e a manteiga de cacau com os outros ingredientes por um período prolongado de tempo. Com sua receita secreta, a Sta. Catharina Chocolateria produz chocolates que “derretem na boca”. De tão “finos e saborosos”,  é quase impossível resistir.

 

 

Casa do Chocolate em Guabiruba

 

A sustentabilidade é parte integrante da filosofia da empresa e está firmemente ancorada na sua estratégia, desde a origem dos grãos de cacau até o produto de chocolate. Hoje, a Sta. Catharina Chocolateria se consolida como um nome familiar e que homenageia o Estado, e que sinaliza felicidade, qualidade e delícia de chocolate.

A nossa empresa atende ao paladar mais exigente, pois fabrica chocolates finos, nobres, de qualidade superior, a partir de produtos selecionados. É como um bom vinho, uma boa cerveja ou uma boa comida: o segredo está nos ingredientes cuidadosamente selecionados, com qualidade superior, no preparo cuidadoso e individualizado, para atender o consumidor mais exigente.

E todo essa qualidade e sofisticação da Sta. Catharina Chocolateria é transmitido na sua logomarca, nas cores da empresa, no seu espaço físico e decoração, nas embalagens e nas campanhas publicitárias. Tudo é feito com muito zelo, para um público qualificado e exigente, que sabe o que quer.

 

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