Carrinho
Minha conta

Sagu com creme de chocolate branco Sta. Catharina

Muito popular no sul do Brasil, especialmente como ingrediente de diversos tipos de sobremesa, o termo “sagu” foi introduzido aqui pelos imigrantes europeus. Feita com suco de uva ou vinho tinto, fica especialmente saborosa se for servida acompanhada de molho cremoso produzido com chocolate branco da Sta. Catharina Chocolateria.

Típica do norte da Alemanha e do norte da Itália (do território que pertencia ao Império Austro-húngaro), lá a sobremesa normalmente é produzida com frutas vermelhas de época, como morangos, cerejas, framboesas, amora, mirtilo ou groselha, e costuma ser servida com molho de baunilha, sorvete de creme ou chantilly. No Brasil, os imigrantes, ao terem contato com a mandioca (também conhecida como aipim, macaxeira, tapioca), perceberam que a fécula de mandioca poderia substituir o amido do sagu ou das batatas, e passaram a produzir as pérolas (bolinhas) a partir da mandioca, mantendo o nome “sagu”.

A tradicional sobremesa alemã de nome rote grütze, é feita com frutas vermelhas e pode ou não levar vinho tinto. Em vez das bolinhas de mandioca ela é engrossada com fécula de batata, e figura como sobremesa no menu de muitos restaurantes. Também é possível comprar a sobremesa pronta nos supermercados. Refrescante, doce e azeda na medida certa, há receitas que levam suco de laranja ou limão, e baunilha. No Brasil, existem aqueles que comparam a sobremesa ao nosso sagu de vinho (Weinsago, em alemão), talvez devido à consistência do caldo, um pouco grossa, e à cor vermelha (rot, em alemão). Também há os que dizem que a sobremesa de sagu de vinho tem origem na própria receita alemã rote grütze.

No Vale do Itajaí, a Companhia Lorenz foi a pioneira na fabricação do sagu, ou seja, na transformação da mandioca em bolinhas – as pérolas de tapioca -. Há variações no preparo da receita de acordo com as diferenças culturais entre as diferentes ascendências. Nas famílias de origem alemã, o sagu pode ser feito com leite, ou com suco de frutas, como laranja, tangerina ou uva, ou com vinho tinto. O sagu também pode ser preparado como uma sopa com frutas diversas, como pêssegos, carambolas, maças, abacaxi, que é consumida gelada e que também pode ser servida acompanhando um pudim, por exemplo, sendo essas variações mais raras. Já nas famílias de descendentes de italianos, é comum o sagu ser preparado apenas com do tradicional vinho tinto, sendo essa a variante mais corriqueira e preparada em quase toda a região sul do Brasil.

 

E, claro, essa deliciosa sobremesa também é tradicional na nossa família. Essa é a receita de sagu de vinho que eu preparo para as pessoas que eu amo:

 

Ingredientes e modo de fazer o sagu de vinho

 

Em uma panela grande, coloque 3 litros de água filtrada ou mineral e leve ao fogo.

Quando estiver fervendo, desligue o fogo e acrescente os 250 gramas de sagu.

Mexa para que as bolinhas não empelotem.

Reserve e mexa de vez em quando, até que esfrie completamente. Depois de frio, escorra ¾ partes do líquido usado para cozinhar o sagu em uma peneira, para que as bolinhas de sagu fiquem separadas umas das outras.

Coloque as bolinhas de sagu com a água que sobrou novamente na panela. Acrescente 300 ml de vinho tinto de mesa, ½ litro de suco de uva tinto integral e natural e leve ao fogo, mexendo sempre.

Assim que levantar fervura, acrescente açúcar, essência de baunilha, cravo e canela em rama (a gosto). Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos, mexendo continuamente. Desligue o fogo.

Deixe esfriar e mexa de vez em quando. Depois de frio, leve à geladeira em uma tigela com tampa e deixe o sagu de vinho gelar bem. Caso fique consistente demais, acrescente mais suco de uva tinto e mexa para misturar bem. Não é preciso levar ao fogo novamente. O sagu de vinho recém-preparado pode ser mantido na geladeira por 3-4 dias.

Sirva acompanhado de molho levemente cremoso preparado com chocolate branco da Sta. Catharina Chocolateria.

 

Ingredientes e modo de fazer o molho cremoso de chocolate branco

 

Aqueça, até ferver, 1200 ml de leite da sua preferência.

Quebre duas barras de 100 gramas de chocolate branco Sta. Catharina em pedaços, e acrescente ao leite quente.

Mexa bem com uma colher, até integrar completamente o chocolate branco ao leite aquecido. Se preferir, adicione açúcar, canela ou baunilha para dar o seu toque pessoal ao molho. Deixe gelar antes de servir acompanhando o sagu de vinho. Pronto. Simples assim.

Agora é só saborear o seu delicioso sagu com creme de chocolate branco Sta. Catharina e aquecer o seu coração.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame no WhatsApp